22 de fevereiro de 2012

Dama de Ferro, A

 


The Iron Lady, Inglaterra/França, 2011. Direção: Phyllida Lloyd. Roteiro: Abi Morgan. Elenco: Meryl Streep, Jim Broadbent, Alexandra Roach, Harry Lloyd, Olivia Colman e Iain Glen. Duração: 105 minutos.


Do mesmo modo caótico que Eastwood aborda J. Edgar, como se o seu personagem principal fosse quase um santo ou um incompreendido, Phyllida Lloyd aborda sua Thatcher – sem se preocupar com as maiores polêmicas que a personagem viveu em seu governo e priorizando um aspecto sentimentalóide besta, como se pelo simples fato da personagem aparecer doente tornasse Thatcher mais humana ou, pior, uma grande pessoa.

Escrito por Abi Morgan, a história gira em torno do período atual da ex-primeira ministra: em que Margaret Thatcher (Meryl Streep) está passando por sérios problemas de demência e começa a se lembrar de sua entrada na política até adquirir o status de Dama de Ferro na mais alta esfera do poder britânico.

Sendo confusa em como vai guiar a trajetória da personagem e tendo problemas simples de abordagem, Lloyd é conflitante ao trazer a personagem já na primeira cena entrando em um mercadinho e tentando não ser reconhecida na multidão, mas ao mesmo tempo mostrar a personagem distante (no outro lado da rua), como se fosse nosso dever ficar longe daquela pessoa. Da mesma forma, a diretora não satisfeita em tratar de forma unilateral sua personagem, também reserva tempo para “gracinhas” – note, por exemplo, quando Thatcher chega de fininho tentando ouvir uma conversa e a trilha sonora de Thomas Newman tentando pontuar uma graça que não existe.

Igualmente falha é a montagem de Justine Wright que não só surge obvia ao abordar os saltos de tempo depois que Thatcher escreve Roberts em um livro, como também julga o espectador como estúpido ao voltar em determinado momento para Thatcher no tempo atual, como se dissesse: “olhem, estou só relembrando fatos, a verdadeira história está aqui!”. A montagem de Wright só não é mais desconcertante porque Lloyd não quer nenhum tipo de concorrência. E da mesma forma que é hilário ver Margaret jovem e sua capacidade de liderança sendo mostrada em uma cena em que alguém se esqueceu de tapar a manteiga, mais curioso ainda é quando Lloyd sem dó algum tira a atriz Alexandra Roach de cena para colocar Streep em seu primeiro discurso no parlamento britânico.

Além disso, não apenas o “relacionamento” de Margaret e Dennis nunca é tratado de forma profunda (a não ser que consideremos que os dois dançando através dos anos reflita isso), como também é extremamente deselegante a forma como ele é abordado na demência de Thatcher. Pode-se observar isso tanto na cena em que a ex-premier responde “estamos aqui” e nos damos conta de sua paranóia pela primeira vez, quanto na cena em que uma personagem sai do quarto apenas para Dennis surgir e segurar os casacos.

Ainda, a diretora nunca tem sucesso em trazer o aspecto forte ou de liderança de sua personagem, então, busca saídas tolas para isso, como na maneira em que a jovem Thatcher sofre quase uma espécie de bullying por estudar. Pior, a diretora consegue transmitir sua insegurança até em aspectos mais básicos, seja nos cortes de um personagem para o outro (como na cena em que os ministros conversam com Thatcher) ou na maneira exagerada que mostra a divisão do parlamento (um banheiro no ‘members room’ e um ferro de passar no ‘ladys room’).

Em contrapartida, o roteiro de Morgan sobrevive por alguns momentos de destaque, como na cena em que Thatcher tenta controlar o carro em que está e responde firmemente: “Vire para direita!” ou quando certo personagem afirma: “Podes voltar a fita, mas não pode mudar a história”. Da mesma forma, a maquiagem de Mark Coulier e J. Roy Helland é admirável ao não surgir forçada ou exagerada, mas pontuada corretamente nos devidos lugares (algo que J. Edgar falha miseravelmente).

Mas é intercalando sua Margaret Thatcher com um aspecto cansado e frágil nos tempos atuais (como quando treme ligeiramente ao sentar ou levantar de sua cama) e um aspecto forte, quase viril, quando recebeu a alcunha de “Dama de Ferro” que Streep surge como a maior força do filme. E se observamos a atriz curvada e extremamente delicada em sua primeira cena, logo, nos deparamos com o tom mais firme da personagem em seus primeiros momentos no governo e seu rigor. Observe como Streep geralmente surge com as duas mãos fechadas, entrelaçadas e firmes – uma demonstração clara de postura autoritária e de força. A atriz, ainda, pronuncia pausadamente cada frase, algo que igualmente resgata essa posição mais dura e conservadora da premier, além de alguns outros maneirismos da personagem (note, por exemplo, quando Thatcher aponta para algo, sempre relembrando um tom acusatório).

Todavia, Alexandra Roach, a versão jovem de Thatcher não consegue impostar o mesmo tom seguro e autoritário de voz que Streep compõe, apenas cumprindo bem o papel de apresentar um pouco da inteligência da personagem nas respostas, como: "isso e um diploma de Oxford”. Ao passo que Dennis Thatcher nunca ganha aprofundamento e só desperdiça talentos como Jim Broadbent

Deixando os períodos de grande polêmica do governo de Thatcher de lado, sendo mostradas apenas em breve notícias de jornais ou em conversas deslocadas, Lloyd nunca consegue revelar de fato quem é aquela mulher e porque suas ações causaram tanto sofrimento na Inglaterra no período em que foi premier. Surgindo de forma intrigante quando manifestações mostram pessoas gritando para Thatcher “Você se acha mãe? Você não é uma mãe, você é um monstro! Um monstro”, já que o filme nunca mostra as ações que levaram o povo a pensar aquilo. No fim, nem o coro de gemidos entre os parlamentares em uma discussão com Thatcher, digno de brigas de adolescentes em colégios, deixa o espectador surpreso. Afinal, é aquilo mesmo que maior representa o filme: um grupo de adolescentes.

Nenhum comentário: