1 de junho de 2013

O Massacre da Serra Elétrica 3D - A Lenda Continua




Texas Chainsaw 3D, EUA, 2013. Direção: John Luessenhop. Roteiro: Adam Marcus, Debra Sullivan e Kirsten Elms, baseados nos personagens criados por Kim Henkel e Tobe Hooper. Elenco: Alexandra Daddario, Dan Yeager, Trey Songz, Scott Eastwood, Tania Raymonde, Shaun Sipos, Keram Malicki-Sánchez, James MacDonald, Thom Barry, Paul Rae, Richard Riehle, Bill Moseley, David Born, Sue Rock, Gunnar Hansen. Duração: 92 min.

Caso pensarmos friamente, Massacre da Serra Elétrica nunca passou de uma franquia promissora que acabava sendo mal utilizada por produtores sedentos por dinheiro fácil. E, infelizmente, é exatamente isso o máximo que se pode esperar de um novo filme do diretor de Ladrões e que passa a contar com a estampa do 3D para despertar curiosidade quanto ao tipo de morte que será vista no formato. Ancorando-se na premissa reciclada de outros filmes da série e falhando até mesmo em seu principal atrativo, Luessenhop subestima – para não variar – a inteligência de seus espectadores e cria outro exemplar da franquia sem nenhum tipo de finalidade a não ser matar o maior número de pessoas possíveis.

Escrito por Adam Marcus, Debra Sullivan e Kirsten Elms, a história, que se passa após os acontecimentos do filme de 74, gira em torno de uma familiar “perdida” da nefasta família Sawyer que nunca nem chegou a conhecer a história de seus parentes. Assim, quando ela, Heather, descobre que uma parente sua acabou de falecer: parte para sua antiga cidade para conhecer mais sobre a sua verdadeira história.

Não criando nenhum tipo de vergonha ao escancarar a boa forma de seus atores, Luessenhop chega a focalizar apenas suas cinturas para evidenciar de que tipo de porte físico estamos falando. Algo que, inclusive, Nispel havia feito com Biel no remake de 2003. Além disso, inspirando-se em outro remake do alemão e pensando que está dirigindo um filme para iniciantes que nunca tiveram familiaridade com a história, ele não apenas apresenta novamente frames do original, como também recria de forma nada sutil alguns fatores clássicos – o som da máquina fotográfica, por exemplo, desperta uma sensação muito mais de irritação do que o angustiante de outrora.

Falando em fotografia, o trabalho de Anastas Michos ganha ares vergonhosos em não conseguir transmitir um mínimo de perigo na fachada da mansão dos Sawyers, e falha em investir nos tons vermelhos óbvios (o contraste criado pelo ambiente da minivan e uma almofada em determinado instante é risível). É um espanto, aliás, que a cidade não seja ainda mais colorida do que foi retratada no longa-metragem, afora o trabalho preguiçoso de iluminação: como visto na sequência do supermercado, onde o reflexo da luz é cegante.

Sendo capaz ainda de trazer o Leatherface menos ameaçador da franquia, apesar de com uma finalidade aparentemente “nobre”, a única esperança que O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua possui é a de que talvez esse seja o último exemplar por um bom tempo. Está na hora de dar um grande descanso aos Sawyers.


                            

Um comentário:

Dr Johnny Strangelove disse...

Só sei de uma coisa ...
Essa Daddario é um piteu do caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaiii!
E o filme é fraco pra caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaai!

Tinha uma grande oportunidade de fazer algo legal e ... eeeh ... PORRA MILLENNIUMMMM!

Tem uma opinião sobre ele no blog, veja lá!
Abraços.