3 de setembro de 2013

O Casamento do Ano

The Big Wedding, EUA, 2013. Direção: Justin Zackham. Roteiro: Justin Zackham, baseado no roteiro de Jean-Stéphane Bron e Karine Sudan para o francês Mon frère se marie. Elenco: Robert De Niro, Diane Keaton, Susan Sarandon, Katherine Heigl, Amanda Seyfried, Topher Grace, Ben Barnes, Robin Williams, Christine Ebersole, David Rasche, Patricia Rae, Ana Ayora, Kyle Bornheimer, Megan Ketch, Christa Campbell. Duração: 101 min.

Uma das coisas mais divertidas ao se indagar ao final de uma sessão como O Casamento do Ano é se o diretor/roteirista realmente acredita no trabalho que está entregando. Uma pessoa, por exemplo, que vive ainda em uma época cômica perdida, onde desmaios eram frutos de gargalhadas e aplausos ou que brincadeiras com nomes ainda estavam em alta. Pois fazendo piadas com virgindade, controle de natalidade e inferno como se fossem tabus, Zackham comprova eficientemente que sua estreia na direção, com Calouros em Apuros, não havia sido um erro de percurso e é dono de uma expressiva falta de talento.

Escrito pelo próprio Zackham, baseado no roteiro do original francês, a história acompanha o relacionamento de uma família disfuncional que se vê diante do casamento de um dos familiares, o filho adotivo (e não duvido que há uma tentativa de piada aqui). Porém, com a vinda da mãe biológica (!!) do noivo para o grande evento, os seus pais adotivos devem fingir por um final de semana que ainda estão casados e...

… assim nós somos agraciados com uma quantidade interminável de piadas infames citando adultério e inferno durante toda a narrativa. Ao mesmo tempo, Zackham pensa que um padre brincalhão é uma novidade (interpretado por um Robin Williams que, vivendo em décadas passadas, é o sinônimo da graça esperada pelo diretor), que cada cena necessita começar por alguma piada, que uma menina chamando o pai pelo nome aponta para um afastamento familiar profundo, pessoas bebendo álcool direto da garrafa é sinal de vulnerabilidade e gags visuais como desmaios são marcantes. Há de se destacar, igualmente, a fantasia juvenil doentia do diretor ao colocar uma irmã colombiana pedindo para o irmão americano mostrar o seu país e, consequentemente, fazer sexo com ela. É cômico, ainda, como o diretor sabendo que não existe uma trama para continuar sua “história” coloca a personagem de Sarandon novamente para...bem, para criar conflitos que ocasionarão as resoluções no terceiro ato.

Destacando-se como a maior tragédia do elenco, Katherine Heigl consegue manter sua carreira no fundo do poço ao criar uma personagem estúpida dramaticamente: surgindo sempre com um olhar perdido e suspiros pontuais, a atriz desmaiando ao ver filhos (é necessário repetir) deve ser uma das cenas mais involuntariamente engraçadas do ano e seu refluxo ao ver uma criança para demonstrar seu estado de espírito diz muito. E enquanto Sarandon, Williams e Keaton se limitam a estar em tela, De Niro continua se esforçando para matar de vez sua carreira.

Buscando arrancar graça de incesto (“se isso a faz melhor, o meu irmão está fazendo sexo com minha irmã em algum lugar”) e, como toda obra sem inspiração do gênero, jogando seus personagens na água ao final de tudo, Zackham mostra tanto talento para uma tragédia cômica que adoraria que seu nome fosse anunciado em um próximo filme apocalíptico. Ao menos haveria o consolo que a terra estaria acabando e não precisaríamos aguentar os personagens construídos por ele durante muito tempo.  


                             

Nenhum comentário: