20 de dezembro de 2013

Questão de Tempo

About Time, Inglaterra, 2013. Direção: Richard Curtis. Roteiro: Richard Curtis. Elenco: Domhnall Gleeson, Rachel McAdams, Bill Nighy, Lydia Wilson, Lindsay Duncan, Richard Cordery, Tom Hollander, Joshua McGuire, Margot Robbie, Will Merrick, Vanessa Kirby, Tom Hughes. Duração: 123 min.

É difícil não querer que nossa própria história se passe durante um filme escrito e dirigido por Richard Curtis (Um Lugar Chamado Nothing Hill e Simplesmente Amor), após o fim de Questão de Tempo. A sensibilidade que reside em suas obras é, afinal, para não dizer mágica, inspiradora. Existe uma atmosfera encantadora, envolvente, charmosa e elegante que está intrínseca a todos os seus roteiros. Como segurar um sorriso, por exemplo, quando Bill Nighy diz que aproveitou o seu tempo lendo todos os livros publicados? Questão de Tempo é um filme sobre viagens no tempo, mas, mais do que isso, é um filme sobre o amor; sobre essa ânsia romântica de encontrar o que todo mundo procura. A viagem de Curtis não é pretensiosa ou social, é uma mudança individual. Assim acompanhamos o relacionamento entre Tim e Mary: construído por decisões humanas. Não existe algum artifício tolo para prolongar o filme até o clímax, o personagem de Domhnall Gleeson está seguro de suas escolhas, resolvido. A família tampouco é disfuncional, apesar de possuir seus problemas. É palpável.

Curtis versa com a profundidade de nossos relacionamentos familiares, expõe as brincadeiras presentes nesses ambientes, reflete que nenhuma viagem no tempo faz alguém se apaixonar por você e conjectura sobre a intimidade e sedução do próprio tempo. Para o diretor, os detalhes da vida são prazerosos, existe um sopro de felicidade em cada lugar e, se revivermos cada momento, iremos perceber o quanto o mundo é bonito. Nesta perspectiva, é impossível diagnosticar o tamanho da sensibilidade do cineasta ao aproveitar um último passeio entre pai e filho. Sem dúvida, um dos melhores romances que você irá ver em 2013.


· Crítica originalmente publicada no Diário Catarinense

Nenhum comentário: