11 de julho de 2014

Transcendence - A Revolução

Transcendence, Inglaterra/China/EUA, 2014. Direção: Wally Pfister. Roteiro: Jack Paglen. Elenco: Johnny Depp, Rebecca Hall, Paul Bettany, Morgan Freeman, Cillian Murphy, Kate Mara, Cole Hauser, Clifton Collins Jr. Duração: 119 min.

Transcendence sofre do mesmo problema que meia dúzia de outros sci-fis lançados nos últimos anos: o festival narrativo da retórica. De fato, pois ao roteirista só cabe responder perguntas com outras perguntas, criar uma atmosfera razoavelmente relevante socialmente (neste caso, como o uso tecnológico nos afeta) e o diretor promover uma dezena de símbolos para designar apelo visual e manter misterioso algo que nenhum dos dois sabe como revelar. O que torna o longa-metragem tão constrangedor, portanto, não são suas inverossimilhanças ou a falta de criatividade constituída na trama; mas, sim, o fracasso dos envolvidos até em seguir uma simples fórmula.

Porque, abdicando completamente da realidade que tanto quer se palpar, no decorrer do filme, o roteirista Jack Paglen e o diretor Wally Pfister não nos conseguem inserir nem num contexto apocalíptico, que qualquer criança de sete anos que soubesse da importância da tecnologia na nossa sociedade poderia imaginar. Assim, Pfister apenas indica uma porta sendo bloqueada por um (agora supérfluo) teclado de computador, aponta os semáforos apagados e ensaia os impactos no comércio local (“não temos leite, não temos nada, não pergunte”, revela um cartaz numa mercearia). Nunca tentando aprofundar o que levou a sociedade até aquele instante ou instituindo um cenário que decorre das consequências da tal catástrofe. Prefere apenas colocar Bettany caminhando por ruas aparentemente arrasadas narrando acontecimentos passados, que conduziram até ali.

Além de voltar a ensaiar o impacto sobre a humanidade do uso da tecnologia, neste primeiro momento, o cineasta também enquadra uma rachadura no meio de uma casa como sinônimo da instabilidade que se encontram e girassóis numa casa no “meio do nada”, onde residiria uma espécie de esperança. A partir daí, o roteiro de Paglen toma para si a responsabilidade e passa a jogar conceitos em tela para tentar estabelecer uma base dramática para o argumento, algo que nunca ocorre. Nesta perspectiva, frases como: “a jornada é mais importante que o destino” ou, a pior de todas, “Então você quer criar um Deus? Seu próprio Deus?” são sintomáticas. 

Como se não bastasse, Paglen sugere pensar que nenhum sci-fi que se preze pode ser algo marcante sem uma série de coincidências que leve seus personagens ao clímax final. Desta forma, um personagem morre pouco depois de mandar os arquivos necessários para o único complexo do mundo que não sofreu um ataque em grande magnitude e que, aliás, passa a ser o único lugar no globo capaz de realizar as pesquisas necessárias para o resto do filme. Do mesmo modo, um cientista pode virar cirurgião conforme o roteiro precisar e a solução para induzir um sobrevivente de uma tentativa de assassinato a servir como cobaia é a bala que o atingiu estar contaminada por radiação (e assumo que me segurei para não colocar essa solução genial em caixa alta). Mas não menos brilhante que desligar a internet do mundo inteiro (!) para parar a consciência de um cientista megalomaníaco que constrói uma pequena fortaleza em uma cidadezinha americana.

Ao mesmo tempo, muito mais que a nula tensão entre os unpluged e os cientistas, a química entre Rebecca Hall e Johnny Depp inexiste. E fica complicadíssimo, consequentemente, apoiar-se no vínculo entre os dois para definir os rumos da história – note, por exemplo, a tentativa desesperada de Depp para sublinhar algum carinho pela esposa (como nos mostra a risada dele ao afirmar que ela está mentindo ou a confissão de que irá sentir a falta dela para o amigo Max, mesmo que nunca seja visto muito tempo com Evelyn num mesmo local). Por outro lado, Hall possui o momento mais interessante do relacionamento, quando decide retornar a Will e volta a usar a aliança.

Chegando a entrar no campo da regeneração, Transcendence é um apanhado de sobras de sci-fis distintos com o acréscimo de outras falhas.   


Nenhum comentário: